Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1726
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os espaços de confinamento Persa
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Jansen Hinkel M.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Maurício Mário
???metadata.dc.description.resumo???: Um estudo sobre filmes de origem persa, que considera os espaços fílmicos reduzidos como um recorte possível para abordar questões referentes à prisão e ao controle, em suas múltiplas aparições. A partir de algumas obras audiovisuais dos cineastas iranianos Jafar Panahi, Abbas Kiarostami e Samira Makhmalbaf, busca-se contextualizar uma subtração espacial e sua representação que revelam, respectivamente: a prisão política, a prisão social e o cárcere privado. Trata-se, portanto, de um estudo social sobre os espaços, tanto sua representação no campo estético (o cinema, no caso), quanto os processos históricos e culturais ocorridos em tais espaços. Ao estabelecer a discussão teórica entre o cinema e a história do Irã, e perceber as restrições que uma produção artística sofre dentro de um regime teocrático; o texto evidencia, através dos filmes escolhidos, a presença da prisão e do controle na proposta estética de tais filmes, preocupados com a interpretação de sua sociedade. Ou seja, a variedade das obras analisadas confere unidade analógica à pesquisa: a subtração do espaço e os acontecimentos dados a partir do confinamento. Além disso, o interesse filosófico por tais obras permite a compreensão dos espaços sociais sob a ótica do cinema, que é, dessa forma, o principal objetivo do presente texto.
Abstract: A study of films of Persian origin, which considers reduced film spaces as a possible clipping to address issues of arrest and control in their multiple appearances. Based on some audiovisual works by the Iranian filmmakers Jafar Panahi, Abbas Kiarostami and Samira Makhmalbaf, we seek to contextualize a spatial subtraction and its representation that reveal, respectively, political prison, social prison and private jail. It is, therefore, a social study of spaces, both their representation in the aesthetic field (the cinema, in the case), and the historical and cultural processes occurring in such spaces. By establishing the theoretical discussion between the cinema and the history of Iran, and perceiving the restrictions that an artistic production suffers within a theocratic regime; the text evidences, through the chosen films, the presence of the prison and the control in the esthetic proposal of such films, concerned with the interpretation of its society. That is, the variety of works analyzed gives analogical unity to research: the subtraction of space and the events given from the confinement. In addition, the philosophical interest in such works allows the understanding of social spaces from the point of view of cinema, which is, therefore, the main objective of this text.
Keywords: Comunicação; Cinema iraniano; Análise fílmica
Communication; Iranian cinema; Film analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação
Citation: TAVARES, Jansen Hinkel M.. Os espaços de confinamento Persa. 2017. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1726
Issue Date: 29-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jansen Hinkel M. Tavares.pdfNa íntegra712.3 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.