Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1717
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fanzine e design gráfico: exercícios de autonomia e criação
???metadata.dc.creator???: BASAGLIA, Ana Paula Hoffmann Frittoli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho pretende mostrar as potencialidades da produção de fanzines como meio de expressão de criatividade e criticidade, analisando as artes produzidas por um grupo de alunos em uma escola municipal em São Paulo/SP, após reflexões a respeito de conceitos de design gráfico, fanzine, alfabetismo e cultura visuais, leitura de imagens, autonomia. Fanzine é comumente associado a uma publicação alternativa, sem cunho comercial e geralmente de produção amadora e, por conta dessas qualidades, pode ser desenvolvido facilmente em ambiente escolar. O objetivo é mostrar que o trabalho com fanzines permite que os estudantes assumam seu papel de sujeitos em seu processo de compreensão e construção de valores; apontar que o trabalho com fanzines, além de seus significados provenientes de sua forma e conteúdo, são objetos gráficos extremamente pessoais e se prestam a comunicar de maneira original e autêntica; demonstrar que o design gráfico é uma potente ferramenta de comunicação e seu conhecimento pode auxiliar as pessoas a terem voz mais ativa, em um espaço de experimentação coletiva.
Abstract: This paper aims to show the potential of fanzines production as a means of creativity and critical expression, analyzing the arts produced by a group of students in a public school in São Paulo/SP, after reflections on graphic design concepts, fanzine, literacy and visual culture, image reading, autonomy. Fanzine is commonly associated with an alternative publication without commercial value and usually amateur production nature and, because of these qualities, can be developed easily in school. The goal is to show that working with fanzines allows students to take their role as subjects in the process of understanding and building values; pointing out that working with fanzines, and their meanings from its form and content,are extremely personal and graphic objects lend themselves to communicate in an original and authentic way; demonstrate that graphic design is a powerful tool for communication and knowledge can help people to have more say in a collective experimentation space.
Keywords: Design; Fanzine; Design - Criação; Linguagem visual; Educação visual
Graphic design; Fanzine; zine; Visual literacy; Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
Citation: BASAGLIA, Ana Paula Hoffmann Frittoli. Fanzine e design gráfico: exercícios de autonomia e criação. 2016. 133 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1717
Issue Date: 31-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Basaglia.pdfNa íntegra12.43 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.