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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A cooperação design de games e neurociência como estratégia à superação do cybersickness
???metadata.dc.creator???: MORENO, Felipe Servilha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Rachel Zuanon
???metadata.dc.description.resumo???: A evolução tecnológica dos HMDs é responsável por disponibilizar aparelhos mais leves, baratos e funcionais, bem como pela visibilidade do cybersickness. O cybersickness consiste em um conjunto de sintomas semelhantes à cinetose, que afeta um percentual expressivo dos usuários e se configura atualmente como um dos maiores impeditivos à consolidação dos capacetes de realidade virtual no mercado. Esta dissertação enfoca a cooperação entre os campos de conhecimento da Neurociência e do Design de Games como estratégia à redução dos sintomas do cybersickness. Apresenta e discute resultados obtidos em experimento realizado com dois grupos de voluntários, heavy user e low user de jogos para HMDs. Tais resultados reforçam a teoria do rearranjo sensorial e apontam as escolhas de design que desencadearam os sintomas de cybersickness. Com isso, passa a ser possível ao designer de games antever decisões projetuais capazes de contribuir à superação do cybersickness.
Abstract: The technological evolution of HMDs is responsible for making devices available that are lighter, cheaper and more operational, as well as being aware of the risks of cybersicness. Cybersickness involves a range of symptoms similar to those of motion sickness, which affects a significant number of users and is currently regarded as one of the main obstacles to virtual reality helmets in the market. The focal point of this dissertation is on merging the fields of knowledge of Neuroscience and Games Design as a strategy for mitigating the symptoms of cybersickness. It sets out the results obtained from an experiment carried out with two groups of volunteers – heavy and low users of games for HMDs. These results underpin the sensory rearrangement theory and point out the kind of design choices that can trigger the symptoms of cybersickness. As a result, it is becoming possible to design games by predicting the design decisions required to overcome the problem of this malady.
Keywords: Design; Neurociência; Realidade virtual; Design de games
Design; Game Design; Neuroscience; Head-mounted display; Cybersickness
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
Citation: MORENO, Felipe Servilha. A cooperação design de games e neurociência como estratégia à superação do cybersickness. 2018. 143 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1715
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Design

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