Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1708
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Design de moda e neuroeducação: o desenvolvimento de uma metodologia de desenvolvimento projetual aplicado a pessoas com deficiência visual
???metadata.dc.creator???: LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Rachel Zuanon
???metadata.dc.description.resumo???: Essa tese apresenta como objetivo verificar a possibilidade de se estruturar um método voltado ao desenvolvimento projetual em design de moda que considere o processo cognitivo de pessoas com deficiência visual (PcDV), e propicie sua formação como designer de moda e, concomitantemente, venha a potencializar o aprendizado do estudante vidente e, sua capacitação para o desenvolvimento de projetos de coleção. Para tanto, empreendeu-se uma investigação às Diretrizes Curriculares do Curso de Design no Brasil, de modo a fundamentar uma análise das matrizes curriculares de Bacharelados em Design de Moda, selecionados segundo parâmetros pré-estabelecidos, com o propósito de verificar suas estruturas e a factibilidade de ingresso de estudantes com deficiência visual. Identificada a existência de lacuna, referente aos métodos de ensino destinados ao desenvolvimento de projetos junto a PcDV, em outro âmbito, investiu-se em uma revisão da literatura relativa à inclusão deste grupo no ensino superior, e a existência de material didático acessível. Ainda, estudou-se o Programa INCLUIR (BRASIL, 2005) e, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), com o intuito de localizar os direitos desse grupo referente à educação superior. Em concomitância, a investigação estendeu-se às Neurociências e as bases de funcionamento do cérebro, envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, passíveis de contribuir para o desenvolvimento de projetos em Design de Moda, por pessoas com ou sem deficiência visual. Desses estudos procedeu-se à aplicação de um Protocolo Experimental, subdividido em módulos, os quais orientaram a condução de uma Metodologia de Desenvolvimento Projetual e avaliação de três grupos de pessoas, o primeiro composto por PcDV e os demais formados por estudantes videntes que cursam Design de Moda, na Universidade Anhembi Morumbi. Dentre os resultados que validam a tese proposta, destacam-se: (1) a evocação de memórias potencializa a assimilação e o ...
Abstract: The aim of this thesis is to determine whether it is possible to establish a method based on a project-oriented development in fashion design, which takes account of the cognitive processes of people with visual impairment (PcDV) This method should also both allow them to be trained as fashion designers, while at the same time, fostering the learning of students with sight, and enable them to carry out collective projects. With this in mind, an investigation was undertaken of the Curricular Guidelines for Design Courses in Brazil. This was based on an analysis of the curricular benchmarks for Bachelor Degrees in Fashion Design, which were drawn up in accordance with pre- established parameters. The purpose of this was to establish a framework and explore the feasibility of admitting students with visual impairment. There was found to be a gap with regard to the teaching methods employed when carrying out projects related to PcDV. In another area, the study conducted a review of the literature with regard to the inclusion of this group in higher education and the availability of suitable teaching materials. In addition, the ¨inclusive¨ Program and the Brazilian Law for the Inclusion of Handicapped People were examined with the aim of establishing the rights of this group with regard to higher education. Running in parallel with this, the investigation was extended to the Neurosciences and the cellular basis of brain function, which is involved in teaching- learning processes, and likely to lead to the development of Fashion Design projects for students with or without visual impairment. The application of an Experimental Protocol emerged from these studies, which was subdivided into modules. These provided guidance for the way the Project- Oriented Development Methodology was conducted and allowed an assessment to be conducted of three groups of people, the first comprising porPcDV and the others formed of students with sight, who are doing Fashion Design courses at the University of Anhembi Morumbi. Among the results that validate the proposed thesis, the following stand out: (1) evoking memories potentiate the assimilation and learning of contents by students both visually impaired or not; (2) somatosensory stimulation provide access to courseware by students that are visually impaired, while enlarge the interest of the students with no impairements about the taught contents; (3) personal repertoires, when associated to the method of projective development, potenciate the learning for the enhancement of the skills of students with and without visual impairment.
Keywords: Design; Design de moda; Neurociência; Deficiência visual; Metodologia
Fashion Design; Neuroscience; Education; Project- Oriented Methodology; People with Visual Impairment.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Design
Citation: LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho. Design de moda e neuroeducação: o desenvolvimento de uma metodologia de desenvolvimento projetual aplicado a pessoas com deficiência visual. 2016. 356 f. Tese( Programa de Pós-Graduação Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1708
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Doutorado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geraldo Coelho Lima Junior.pdfNa íntegra12.57 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.