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dc.creatorLLABERIA, Engracia Maria Loureiro da Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251358U9por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos-
dc.date.accessioned2018-10-03T18:18:51Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationLLABERIA, Engracia Maria Loureiro da Costa. O desenho como ferramenta do projeto de design de joias. 2016. 278 f. Tese( Programa de Pós-Graduação Doutorado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1695-
dc.description.resumoEsta tese apresentada para o Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, no Programa de Pós-Graduação em Design, trata da importância do desenho como ferramenta do projeto de design de joias, considerando sua tipologia aplicada a diferentes etapas do desenvolvimento do processo, da criação à produção, no setor joalheiro, dedicando especial atenção ao segmento industrial na contemporaneidade. Além deste, analisa as distintas atividades relacionadas à criação da joia, como a Alta Joalheria e a Joalheria Contemporânea, em relação ao uso do desenho em diferentes momentos. Buscou embasamento nos desenhos da Arquitetura como referência de estudos da forma e volumetria, além do desenvolvimento de visão espacial, na transposição de imagens mentais para a representação bidimensional de objetos tridimensionais. No percurso, apresenta os trabalhos de designers e artistas/joalheiros por meio de entrevistas e visitas realizadas a seus ateliês como forma de exemplificar, também com seus desenhos, a importância desta técnica como meio de representação de suas ideias. Os profissionais aqui apresentados foram selecionados pela relevância de seu trabalho nos diferentes segmentos, bem como por se dedicarem ao ensino do desenho de joias e da joalheria artesanal, em alguns casos, além da importância que dedicam no percurso de seu próprio processo de elaboração da forma através do desenho, desde os estudos iniciais, através de rascunhos, até os esboços ou croquis nos seus processos criativos. Suas produções e relatos estão inseridos nos diferentes capítulos, oportunamente, de modo a esclarecer as questões ali abordadas. Objetiva, dessa forma, a valorização e o incentivo ao ensino do desenho na formação dos profissionais de design e outros que se dediquem à produção de joias no Brasil.por
dc.description.abstractThis thesis presented to the PhD Program of Design at Anhembi Morumbi University, deals with the importance of drawing as a tool for jewelry design, considering its typology applied to different stages of development process, from creation to production, in the jeweler sector, devoting special attention to the industrial segment. This study analyzes the different activities related to the creation of the jewel, such as the High Jewelry and the Contemporary Jewelry, in relation to the use of drawing in different moments. Searching for basis in the drawings of Architecture as reference to studies of forms, volumes and spatial vision development, in the transposition of mental images of three-dimensional objects to the two-dimensional representation. It presents the works of designers and jewelers/artists through interviews and visits to their ateliers as a way of illustrating, also with their drawings, the relevance of this technique representing their ideas. Those professionals were selected for the relevance of theirs works and the attention dedicated to the form research through drawing, since roughs and sketches. Their production and reports are inserted through the chapters, to clarify the approach of each subject. It aims, therefore, to enhance and encourage the teaching of drawing in the training of design professionals and others who dedicate themselves to the production of jewelry in Brazil.por
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-03T18:06:08Z No. of bitstreams: 1 Engracia Llaberia.pdf: 8316341 bytes, checksum: 8fb64baf42978a36905a5d6cad165fae (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-03T18:18:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Engracia Llaberia.pdf: 8316341 bytes, checksum: 8fb64baf42978a36905a5d6cad165fae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-03T18:18:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Engracia Llaberia.pdf: 8316341 bytes, checksum: 8fb64baf42978a36905a5d6cad165fae (MD5) Previous issue date: 2016-12-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Doutorado em Designpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign; Design de joias; Design - Estudo e ensino; Joalheria; Projeto; Jewelry design; Drawing; Jewelry drawing; Design teachingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO desenho como ferramenta do projeto de design de joiaspor
dc.typeTesepor
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