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dc.creatorTROVO, Priscila Azzolini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=2E17CD23914BB7CA81549C4730F05130.jb_buscacv_219por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Agda-
dc.date.accessioned2018-08-21T13:46:21Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationTROVO, Priscila Azzolini. Design da sala de aula: arranjos espaciais e suas potencialidades. 2017. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1685-
dc.description.resumoO ambiente escolar formata um sistema de valores e discursos, no qual seus usuários são estimulados à aprendizagem. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre o design da sala de aula e as possíveis interações e experiências dos usuários, a partir da análise dos arranjos espaciais e suas potencialidades. A pesquisa envolve revisão bibliográfica, articulação dos conceitos teóricos, contextualização acerca de espaço e lugar e compreensão da sala de aula como sistema complexo adaptativo. Nesta abordagem, observa- se três arranjos espaciais de salas de aula, apontadas por Scott-Webber (2009) como recorrentes em instituições de ensino, que configuram ambientes rígidos e fluídos, analisados a partir das teorias de espaço pessoal (SOMMER, 1973) e zonas proxêmicas (HALL, 2006). Assim, é possível traçar um perfil de atividade e intenção com o uso de cada um dos arranjos, a fim de promover as interações desejadas. Discute-se a rigidez do espaço projetado e suas possibilidades de adaptabilidade às necessidades dos usuários. Conclui-se a necessidade de projetar espaços mais flexíveis e adaptáveis às demandas contemporâneas.por
dc.description.abstractThe school environment forms a system of values and speeches, in which its users are stimulated to learn. In this context, the present dissertation aims to investigate the relationship between the design of the classroom and the possi- ble interactions and experiences of its users, through the analysis of the spatial arrangements and their potentialities. The research involves bibliographical re- view, articulation of theoretical concepts, contextualization of space and place and an understanding of the classroom as an adaptive complex system. In this approach, three spatial arrangements of classrooms, identified by Scott-Webber (2009) as recurrent in educational institutions, are set up in rigid and fluid en- vironments, analyzed through personal space (SOMMER, 1973) and proxemic zones (HALL, 2006) theories. Therefore, it is possible to trace an activity profile and intention by using each arrangement, in order to promote the desired inte- ractions. It is discussed the rigidity of the projected space and its possibilities of adaptability to the needs of the users. In conclusion, the need to design spaces is more flexible and adaptable to contemporary demands.por
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-20T18:12:22Z No. of bitstreams: 1 451412.pdf: 9245919 bytes, checksum: 516d58e32cba3d59b39f9e2ac238ff38 (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-21T13:46:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 451412.pdf: 9245919 bytes, checksum: 516d58e32cba3d59b39f9e2ac238ff38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T13:46:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 451412.pdf: 9245919 bytes, checksum: 516d58e32cba3d59b39f9e2ac238ff38 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Designpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDESIGN; Sala de aula; Complexidade ambiental; Ambiente acadêmico; Classroom; Space arrangement; Space and place; Proxemic zone; Personal space; Complexitypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDesign da sala de aula: arranjos espaciais e suas potencialidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Design

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