Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1685
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Design da sala de aula: arranjos espaciais e suas potencialidades
???metadata.dc.creator???: TROVO, Priscila Azzolini 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Agda
???metadata.dc.description.resumo???: O ambiente escolar formata um sistema de valores e discursos, no qual seus usuários são estimulados à aprendizagem. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre o design da sala de aula e as possíveis interações e experiências dos usuários, a partir da análise dos arranjos espaciais e suas potencialidades. A pesquisa envolve revisão bibliográfica, articulação dos conceitos teóricos, contextualização acerca de espaço e lugar e compreensão da sala de aula como sistema complexo adaptativo. Nesta abordagem, observa- se três arranjos espaciais de salas de aula, apontadas por Scott-Webber (2009) como recorrentes em instituições de ensino, que configuram ambientes rígidos e fluídos, analisados a partir das teorias de espaço pessoal (SOMMER, 1973) e zonas proxêmicas (HALL, 2006). Assim, é possível traçar um perfil de atividade e intenção com o uso de cada um dos arranjos, a fim de promover as interações desejadas. Discute-se a rigidez do espaço projetado e suas possibilidades de adaptabilidade às necessidades dos usuários. Conclui-se a necessidade de projetar espaços mais flexíveis e adaptáveis às demandas contemporâneas.
Abstract: The school environment forms a system of values and speeches, in which its users are stimulated to learn. In this context, the present dissertation aims to investigate the relationship between the design of the classroom and the possi- ble interactions and experiences of its users, through the analysis of the spatial arrangements and their potentialities. The research involves bibliographical re- view, articulation of theoretical concepts, contextualization of space and place and an understanding of the classroom as an adaptive complex system. In this approach, three spatial arrangements of classrooms, identified by Scott-Webber (2009) as recurrent in educational institutions, are set up in rigid and fluid en- vironments, analyzed through personal space (SOMMER, 1973) and proxemic zones (HALL, 2006) theories. Therefore, it is possible to trace an activity profile and intention by using each arrangement, in order to promote the desired inte- ractions. It is discussed the rigidity of the projected space and its possibilities of adaptability to the needs of the users. In conclusion, the need to design spaces is more flexible and adaptable to contemporary demands.
Keywords: DESIGN; Sala de aula; Complexidade ambiental; Ambiente acadêmico; Classroom; Space arrangement; Space and place; Proxemic zone; Personal space; Complexity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
Citation: TROVO, Priscila Azzolini. Design da sala de aula: arranjos espaciais e suas potencialidades. 2017. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1685
Issue Date: 22-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
451412.pdfNa íntegra9.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.