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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Play-Driven design: proposta de modelo para engajamento de personas em websites de conteúdo
???metadata.dc.creator???: PÚBLIO, Angelo Marcos Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gallo, Sérgio Nesteriuk
???metadata.dc.description.resumo???: Os homens têm uma relação estreita com os jogos e são conhecidos por ter suas maneiras específicas de jogar (observadora, competitiva, divertida etc.), o que pode definir diferentes tipos de jogadores. Enquanto os jogos analógicos são realizados em locais e horários predeterminados, no mundo virtual eles alcançam uma amplitude geográfica e podem ser jogados tanto em formas síncronas como assíncronas, conquistando forte presença na vida cotidiana e sendo, inclusive, praticados entre as chamadas "atividades sérias". A assiduidade de jogos em nossa vida diária é impulsionada por gadgets e telas sempre conectadas à Internet, o que contribui para que os sistemas e aplicações adotem elementos de jogo em contextos considerados não jogáveis – a gamificação. Enquanto os jogos são considerados atividades livres, estes sistemas gamificados podem ser praticados por motivações tanto intrínsecas quanto extrínsecas. Assim, a gamificação pode também ser entendida como uma condição prévia para a aplicação em websites. O presente projeto relata uma discussão teórica e a proposta de definir o modelo Play-Driven Design, o qual possibilita que websites de conteúdo propiciem experiências significativas e o engajamento de suas personas.
Abstract: Men have a close relationship with games and are known to have, each, their particular ways of playing (observer, competitive, entertaining etc.), which can establish different types of players. While analog games are held in predetermined places and times, in the virtual world they reach a geographic scope and can be played in both synchronous and asynchronous forms, acquiring a strong presence in everyday life and being even practiced between so-called “serious activities”. The presence of games in our daily life is driven by gadgets and screens always connected to the Internet, which contributes to the systems and applications to adopt game elements in contexts considered inapt for play – the gamefication. While games are considered free activities, these gamefied systems can be practiced with both intrinsic and extrinsic motivation. Thus, gamefication may also be understood as a precondition for application in websites. This project reports a theoretical discussion and the proposal of defining the Play-Driven Design model, which allows content websites to propitiate meaningful experiences and engagement of their personas.
Keywords: Design; Game design; Jogos dramáticos; Webdesign; Tecnologia - Comunicação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
Citation: PÚBLIO, Angelo Marcos Machado. Play-Driven design: proposta de modelo para engajamento de personas em websites de conteúdo. 2016.147 p. ; il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1670
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Design

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