Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1665
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Metamorfoses de Phoenix: representação feminina em fantasma do paraíso
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Nayara Maria 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cánepa, Laura Loguercio
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa e discute a personagem feminina no filme Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise, Brian De Palma, 1974) a partir dos debates feministas e de gênero da sociedade americana na década de 1970. Nesse percurso, direciona-se o olhar para a protagonista Phoenix (Jéssica Harper) para desvendar de que modo as mudanças nos campos social e cultural da época convergiram e contribuíram para a construção do papel feminino nessa obra. Por meio da análise fílmica, objetiva-se entender as metamorfoses da personagem, que vai da moça bem-comportada à femme fatale. Esta investigação se justifica pela necessidade de compreender como o cineasta estadunidense Brian De Palma, constantemente acusado de misoginia por filmes como Vestida para Matar (Dressed to Kill, 1980), Blow Out (1981), Dublê de Corpo (Body Double, 1984), idealizou a protagonista feminina no período de imersão da Segunda Onda Feminista e da fundação da Teoria Feminista do Cinema (1975). Em paralelo, como o diretor tem por característica a apropriação de outras histórias para construção de novos roteiros, identificar a teia de referências tricotada em Fantasma do Paraíso é imprescindível para compreensão de todos os personagens femininos e masculinos no filme.
Abstract: This research analyses and discusses the female character in the movie Phantom of the Paradise (Brian De Palma, 1974) through the feminist and gender debates of the American society in the 1970’s. In this sense, it directs the look at the protagonist Phoenix (Jessica Harper) in order to reveal how changes in social and cultural fields of the time converged and contributed to the construction of the female character in this work. Through the movie analysis, the purpose is to understand the character’s metamorphosis, wavering from a well-behaved girl to a femme fatale. This research is justified by the need to understand how the american filmmaker Brian De Palma, constantly accused of misogyny for movies such as Dressed to Kill (1980), Blow Out (1981), Body Double (1984), envisioned the female protagonist during the immersion years of the Second-Wave Feminism and the foundation of the Feminist Film Theory (1975). At the same time, as the director tends to appropriate published stories to create new scripts, identifying the web of knitted references in Phantom of the Paradise is essential for understanding all female and male characters in the movie
Keywords: Comunicação; Análise fílmica; Cinema feminista
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação
Citation: VASCONCELOS, Nayara Maria. Metamorfoses de Phoenix: representação feminina em fantasma do paraíso. 2015. 165 f. : il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1665
Issue Date: 29-Oct-2015
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayara Maria Vasconcelos.pdfNa íntegra1.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.