Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1642
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre o livro e o youtube há um filme: uma experiência transmidiática de consumo por alunos em sua formação leitora
???metadata.dc.creator???: CRESTANI, Fulvia Zonaro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magno, Maria Ignês Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se do estudo bibliográfico da experiência de consumo de produtos audiovisuais e de novas narrativas por meio das redes sociais para incentivar a formação e a identidade leitora em alunos de uma escola de Ensino Fundamental 2 na periferia de São Paulo. Essa experiência se dá em um Clube de Leitura e das motivações dos alunos para frequentá-lo em horário extraescolar, fundamentando a relação entre mídias e literatura, principalmente no que tangencia a obra A culpa é das estrelas, do estadunidense John Green, grande campeão de vendas e público em 2014. Objetiva-se observar como as novas narrativas e a cultura participativa afetam e transformam a identidade cultural e leitora destes alunos, para investigar a cultura audiovisual, o consumo, as novas narrativas e a experiência transmidiática. A cultura de participação e engajamento elevou o status do pré-adolescente (entre 10 e 15 anos) à categoria de autor/consumidor. A empatia é um dos ingredientes disparadores destas ações – empatia esta pelo autor, pelo produto ou mesmo interesses em comum do grupo –, vivemos um paradigma de retroalimentação eterno, como salienta Vilém Flusser (2008). Conclui-se que, o jovem hoje vê e lê, seleciona o que ver e o que ler, é atuante nesta decisão, e parte dos seus interesses e gostos, além das suas relações sociais, para explorar o mundo e a literatura, conectando-os e ampliando-os para além do simples consumo e das relações com as mídias.
Abstract: This is a bibliographic study of consumer audio-visual products of experience and new narratives through social networks to encourage the formation and reader identity in students of elementary school students, in the periphery of São Paulo. This study starts by the experience of a Reading Club and the motivation of students to attend it in period after school, basing the relationship between media and literature, especially that touches the book “The Fault in our Stars” of John Green, bestsellers author, in 2014. The objective is to study and analyze how new narratives and participatory culture affect and transform the cultural identity and reading habits of these students, as tangency mainly to player behavior. The culture of participation and engagement raised the status of pre-adolescent (10 to 15 years) to the category of author / consumer. It creates, copies, interact, respond, share, edit, produce parodies, finally, no more passivity and "simple" receptivity in different levels of consumption. Empathy is one of the triggers of the following ingredients - empathy this author, product or even common interests of the group – we live a paradigm of eternal feedback loop, as highlighted Flusser. The object-book, he gained membership of reference and is shared in the identity configuration young and consumption of new narratives. It is concluded that the young today sees and reads, selects what to see and what to read, is active in this decision, and part of their interests and tastes, in addition to their social relations, to explore the world and literature, by connecting them and expanding them beyond simple consumption and relations with the media.
Keywords: Comunicação; Audiovisual; Literatura infanto-juvenil; Redes Sociais; Youtube
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação
Citation: CRESTANI, Fulvia Zonaro. Entre o livro e o youtube há um filme: uma experiência transmidiática de consumo por alunos em sua formação leitora. 2016. 120 f. : il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1642
Issue Date: 28-Sep-2016
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fulvia Zonaro Crestani.pdfNa íntegra4.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.