Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLEITE, Rebeca Cambaúva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8158911Y3por
dc.contributor.advisor1Santana, Gelson-
dc.date.accessioned2017-06-30T23:47:50Z-
dc.date.issued2016-10-03-
dc.identifier.citationLEITE, Rebeca Cambaúva. Dicotomias entrelaçadas em Gotham City: o Batman de Tim Burton e o Bruce Wayne de Christopher Nolan. 2016. 95 f. : il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1636-
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa é observar os traços de uma diferença, aquela que se constrói a partir das adaptações de Batman, dos quadrinhos da editora norte-americana DC COMICS para o cinema, realizadas pelos diretores Tim Burton e Christopher Nolan. A dissertação trata precisamente da dicotomia entre Bruce Wayne-Gotham City e Batman-Gotham City nas adaptações dos dois cineastas. Para isso o trabalho procura modelar o perfil de Batman e Bruce Wayne desenhado pelos realizadores como parte do processo que faz com que cada uma das transposições ponha em primeiro plano um ou outro em suas respectivas narrativas. A consequência imediata desse processo é a predominância de um certo olhar sobre Gotham City – em Tim Burton seria o de Batman, enquanto em Christopher Nolan seria o de Bruce Wayne. A implicação imediata dessa diferença está na maneira como os vilões se apresentam à Gotham City: na cidade de Burton esse olhar recai sobre a figura de Batman primordialmente; enquanto na de Nolan na figura de Bruce Wayne. Nos dois casos, o olhar define a condição tanto de Batman quanto de Bruce Wayne em relação à Gotham City e, dessa forma, os vilões se apresentam segundo a natureza de um e do outro. Diferentes jogos de entrelaçamento entre Bruce Wayne e Batman determinam essas narrativas conforme o ponto de vista que cada um dos seus realizadores assume. Por isso, o que reverbera nas adaptações é justamente o jogo de encaixe que os diretores instalam ao tentar turvar a identidade de quem realmente é o herói – se Bruce ou se Batman – nas histórias que eles contam nos filmes.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to observe the traits of a difference, one that is built from the Batman adaptations of comics of the American publisher DC COMICS for film, made by directors Tim Burton and Christopher Nolan. The dissertation is precisely the dichotomy between Bruce Wayne, Gotham City and Batman-Gotham City in adaptations of the two filmmakers. For this work seeks to shape the profile of Batman and Bruce Wayne designed by filmmakers as part of the process that makes each of transpositions put in the foreground one or the other in their respective narratives. The immediate consequence of this process is the predominance of a certain look of Gotham City - in Tim Burton would be the Batman while in Christopher Nolan would be Bruce Wayne. The immediate implication of this difference lies in the way the villains are presented to Gotham City in the city of Burton that look falls on the Batman figure primarily; while in Nolan in Bruce Wayne Fig. In both cases, the eye defines the condition of both Batman as Bruce Wayne in relation to Gotham City and thus the bosses are presented according to the nature of one and the other. Different interweaving games between Bruce Wayne and Batman determine these narratives as the view that each of its directors assumes. So, what reverberates in adaptations is just the game fit the directors install when trying to blur the identity of who really is the hero - if Bruce or Batman - the stories they tell in the moviespor
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-06-27T21:03:58Z No. of bitstreams: 1 Rebeca Cambaúva Leite.pdf: 4953073 bytes, checksum: 3d1d98e2261bffcec35ed91c8d986aaf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-06-30T23:43:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rebeca Cambaúva Leite.pdf: 4953073 bytes, checksum: 3d1d98e2261bffcec35ed91c8d986aaf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-06-30T23:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rebeca Cambaúva Leite.pdf: 4953073 bytes, checksum: 3d1d98e2261bffcec35ed91c8d986aaf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-30T23:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebeca Cambaúva Leite.pdf: 4953073 bytes, checksum: 3d1d98e2261bffcec35ed91c8d986aaf (MD5) Previous issue date: 2016-10-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação; Audiovisual; Super-Heróis; Cultura midiáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDicotomias entrelaçadas em Gotham City: o Batman de Tim Burton e o Bruce Wayne de Christopher Nolanpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca Cambaúva Leite.pdfNa íntegra4.84 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.