Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro
???metadata.dc.creator???: Esaú, Wilson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cunha, Kathia Castilho
???metadata.dc.description.resumo???: A publicação de livros de Design no país é ainda recente e dispomos de pouquíssimos dados acerca de sua situação de mercado. Essas publicações figuram muitas vezes, na verdade, como apêndice dos catálogos das grandes editoras, que tratam o segmento como subsegmento de áreas mais amplas, como Artes ou Arquitetura e Urbanismo. Em contrapartida, é notável o crescimento das vagas de cursos de nível superior e de pós-graduação, bem como a ampliação do número de instituições de ensino que oferecem cursos nessa área, uma vez que cresceu, também, a abrangência de áreas de atuação do designer no mercado de trabalho. Nosso estudo busca identificar se existe realmente aumento do interesse na edição de livros nessa área e qual seria uma possível demanda desse nicho do mercado consumidor de livros no Brasil, levando-se em consideração, também, a chegada do livro digital ao país. Entendemos, na verdade, que o nicho das publicações de Design aqui vem sendo insuficientemente explorado, se considerarmos a crescente demanda acadêmica por publicações que reflitam e estruturem o pensamento do Design no Brasil e no mundo. Dai decorre que as pequenas e médias editoras ou, mesmo, as grandes editoras e as universitárias deveriam buscar conhecer um pouco melhor o interesse do leitor especializado, mas também do leigo - pela publicação de estudos ou pesquisas sobre o tema, revendo suas prioridades nos próximos anos e atendendo a esse mercado crescente, inclusive em constante diálogo com o professor dos cursos de Design, que, além de formador de opinião, é um canal de divulgação das obras de qualidade na área.
Keywords: Design
Mercado editorial - Brasil
Livros digitais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Design
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Design
Citation: ESAÚ, Wilson. Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595
Issue Date: 8-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File SizeFormat 
Wilson Esau.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.