Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Imagens da loucura no documentário brasileiro
???metadata.dc.creator???: Galante, Maria Silvia Sampaio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vadico, Luiz Antonio
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa verificamos como a loucura é posta em cena no cinema brasileiro através do gênero documentário. Para chegarmos a esse enquadramento do tema, passamos por uma deambulação que se deteve no modo como o artista vem sendo retratado no cinema, efetuando uma longa listagem de filmes. A nosso ver o artista acaba sendo equiparado ao louco, e resolvemos investigar esse grupo. Após efetuarmos outra listagem, dessa vez relacionada aos loucos postos em cena na ficção, nos demos conta de que, no Brasil, é no território do documentário que o tema é explorado com maior freqüência e de modo mais instigante. Decididos a nos situar no panorama nacional, partimos para a seleção e análise de um grupo de filmes que tiveram circulação comercial e, até mesmo, em festivais, como: Imagens do Inconsciente, Leon Hirszman (1986); Estamira, Marcos Prado (2006); e três documentários de Miriam Chnaiderman: Dizem que sou louco (1994), Passeio pelo Recanto Silvestre (2006) e Procura-se Janaíana (2007). Eles se situam entre os anos 80 e nosso momento contemporâneo, 2009. O conceito de loucura, ou a escolha das personagens caracterizadas como loucas, não é uma atribuição feita por nós, eles são assim apontados nos próprios filmes, daí nossa busca em tentar verificar o que está sendo dito e mostrado, ou melhor, posto em cena através dessa classificação. Nestes filmes terminamos por distinguir o "louco" institucionalizado daquele que está circulando no mundo com suas particularidades. Fala-se sobre o que está internado, seja para explicar o que tem, seja para denunciar o que ocorre por conta da própria institucionalização. Os outros "loucos" falam por si mesmos, podendo vir a se indagar sobre a atribuição a eles conferida, ou, em outros casos, nenhuma alusão é feita a ela.
Keywords: Comunicação social
Análise do filme
Gênero fotográfico
Documentário-Cinema
Cinema brasileiro-Documentário
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação contemporânea
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação
Citation: GALANTE, Maria Silvia Sampaio. Imagens da loucura no documentário brasileiro. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436
Issue Date: 12-Apr-2010
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File SizeFormat 
393061.pdf821.61 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.