Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
???metadata.dc.creator???: Nakad, Valeska Fonseca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gosciola, Vicente
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo apresentar a comunicação contemporânea, como foco de uma pesquisa que aborda a mídia, a moda, enquanto um processo de mudanças constantes. Com premissa o estudo da construção imagética do ícone Madonna por meio desses veículos. São abordadas hipóteses para a construção de sua persona, um construto que se deu pela inovação visual em seus produtos transmitidos nos meios massivos de comunicação. A moda é tratada como um processo mediático que transite e capta influências de estilo, comportamento, hábitos e atitudes. Para tanto a análise e pesquisa da obra da popstar Madonna que nesta pesquisa, toma corpo como um construto de sua personagem que se vale de tipologias em cada novo trabalho. Ao se debruçar na obra da megastar percebe-se a dimensão de seu trabalho, portanto para uma análise adequada, foi necessário de dividir o seu trabalho em partes. Assim ao fragmentar o conjunto de sua obra, optouse por estudar os videoclipes a fim de traçar um paralelo entre a comunicação, a moda e as personagens interpretadas para a construção da sua persona. Para se entender o contexto em que a diva pop consegue engendrar tamanha influência, o estudo dos paradigmas de Gumbrecht que caracterizam o contemporâneo. Neste estudo a destotalização foi comparado ao aspecto tribal da moda, isto é, a fragmentação da moda e uma construção de visuais sobrepõem estilos. A destemporalização, que aplicado a moda traz o conceito de mistura de estilos, em que a composição do visual parte de referências de ícones passados, misturados com ícones contemporâneos, todos em um tempo só. E a desreferencialização, que pressupõe que essa moda ao ser vista do ponto de vista da performance é criada no espaço mediático. Portanto constata-se que Madonna com sua estratégia de superexposição e mudanças em suas obras, neste estudo os seus videoclipes, afirma-se que estas estratégias se baseiam no sistema da moda, do sistema fashion em que impera o efêmero.
Keywords: Meios de comunicação
Moda - Comunicação visual
Videoclipes
Madonna
Imagem e comunicação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação contemporânea
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação
Citation: NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429
Issue Date: 13-Oct-2008
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File SizeFormat 
366060.pdf992.75 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.