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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy
???metadata.dc.creator???: Cardoso, Erick Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gosciola, Vicente
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa pretende demonstrar como os jogos eletrônicos, os games, se configuram como meio de comunicação e analisar como suas características narrativas e audiovisuais têm se transformado através da história. A partir do videogame, surgiu uma nova forma de narrativa audiovisual com a interatividade que proporciona. No início, suas narrativas eram rudimentares e, a interatividade, limitada. Com o avanço tecnológico, sua apresentação audiovisual evoluiu, trazendo imagens e som com melhor qualidade e definição. Juntamente com os avanços tecnológicos, houve a progressiva familiaridade dos produtores de games com essa nova forma de comunicação, passando a explorar novos caminhos, incorporando cutscenes (filmes estritamente narrativos), definindo gêneros e solidificando a indústria que se configurava. Os primeiros games de RPG, no fim dos anos 70 do Séc. XX, representavam um gênero que se caracterizava pela liberdade de exploração de ambientes virtuais e estão diretamente ligados a formas de hipertexto que vêm da literatura popular, como os jogos de RPG de tabuleiro e livros-jogo. A série Final Fantasy surge em 1987 como um RPG para videogames domésticos e, mesmo sendo produzida para o mercado japonês, possuía elementos de literatura fantástica e mitologias de diversas culturas. Com inovações de gameplay em relação a seus predecessores, tornou-se popular no mundo todo, rendendo produtos para diferentes sistemas, representados nesse trabalho pelas 10 primeiras versões, dirigidas por Hironobu Sakaguchi, idealizador da série. Após o seu sucesso, passou a utilizar todo potencial audiovisual dos sistemas domésticos para o qual era produzida, tornando-se um referencial de tecnologia de ponta na produção de games. Ao analisar essa evolução narrativa e audiovisual, pretendemos entender como o videogame se emancipa da influência de outros meios e passa a ser, em si, uma influência aos meios de comunicação.
Keywords: Videogame - Comunicação
Games
Audiovisual
Narrativas
Computação gráfica - Games
Meios de comunicação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação contemporânea
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação
Citation: CARDOSO, Erick Santos. A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1427
Issue Date: 24-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

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